sexta-feira, 25 de março de 2016

10 coisas importantes (de saber/fazer) sobre maternidade

Acho que não é novidade para ninguém que eu me tornei mãe há pouco tempo. Apesar de ter embarcado nessa viagem pela primeira vez, Nina vem me ensinando todos os dias um monte de coisas novas e, por causa disso, achei necessário montar uma lista com as dez principais coisas que aprendi sozinha - na marra - nos últimos tempos. Alguns dos itens me fizeram chorar de desespero e arrancar os cabelos, mas saber deles agora me poupa tempo, energia e cabelos brancos (se bem que, se preocupação me deixasse platinada, eu até ia querer). 

             

1- O resguardo não é besteira
Eu achava que resguardo era lenda de gente velha, mas não é não. Você passa nove meses suportando um corpo dentro do seu, seus órgãos mudam de lugar, seu nível de hormônios aumenta bruscamente e, para completar, você expulsa esse corpo de você. É preciso dar um tempo para o seu organismo voltar a funcionar normalmente de novo. Eu senti o impacto da importância do resguardo quando não conseguia andar por mais de um minuto sem que pensasse que iria desmaiar de tanta fraqueza.

2- Amamentar dói
Quando mais rápido você aceitar isso, melhor - porque definitivamente não vai doer menos. Quando as pessoas ficarem falando na sua cabeça para preparar o mamilo, dê ouvidos. Eu achei que era bobeira e que umas apertadinhas diárias no mamilo já tinham me deixado preparada para qualquer dor. Me enganei colossalmente. Um bebê rescém nascido mama de três em três horas, por mais de trinta minutos, não dá exatamente muito tempo de recuperar um mamilo rachado e machucado entre uma mamada e outra. Preparar o peito te poupa de muito sofrimento.

3- Durma sempre que puder
Parar em intervalos de 3 em 3 horas (no caso da mãe ainda menos, porque o bebê é que mama nesse tempo, a mãe gasta pelo menos 1/3 dessas três horas amamentando - fazendo arrotar - fazendo dormir) pode ser exaustivo as vezes, principalmente durante a madrugada. Em noites de cólica nem se fala.Por isso, se o bebê dormiu e você não tem nenhuma responsabilidade urgente, durma também.

4- Durante a fase RN, seu bebê pode ficar dias sem evacuar (e tudo bem)
Depois de fazer plantão nas trocas de fralda aguardando ansiosamente por um coco, checando sempre que ouvia um pum, me descabelando só de pensar que minha filha só fez xixi o dia inteiro, eu descobri que é normal. Um bebê recém nascido pode ficar de quatro a sete dias sem evacuar, o organismo ainda tá em processo e não dá pra gente esperar que o intestino deles funcione exatamente como o nosso.

5- Sempre que alguém quiser ajudar, peça fraldas ou lenços umedecidos
A cada intervalo de cada mamada, eu troco uma fralda. Se minha filha mama oito vezes ao dia, são pelo menos oito fraldas gastas. Quando ela demora a dormir um pouco mais, ela faz xixi antes do próximo intervalo de trocas, o que quer dizer que eu a troco mais de uma vez nesse período. Em uma média de oito a doze fraldas por dia, com a ajuda de lenços umedecidos para manter o neném limpinho, esse com certeza é um presente que vai ser utilizado até o final - muito mais que roupas que, a essa altura você já ganhou um monte e daqui a pouco não vai servir mais.

6- Dipirona pode ser sua melhor amiga nos primeiros dias
Como gestante, dipirona é um dos únicos remédios que você pode tomar. Como lactante esse fato não muda. Nos primeiros dias de resguardo eu sentia muita dor pós parto, uma cólica dolorosa devido aos órgãos estarem se reposicionando em seus devidos locais e o que me salvou foram as dipironas de seis em seis horas que eu podia tomar.

7- O melhor jeito de descobrir o que o seu bebê quer/tem é por eliminação
É simples: O bebê está sujo? Limpe. Se continuar chorando, alimente-o. O bebê está alimentado e continua chorando? Espere ele ficar satisfeito. O bebê ficou satisfeito mas está chorando muito, agitado, fazendo força, inconsolável? É dor.

8- Barulhos de carro - aspirador de pó - secador podem ajudar o neném a relaxar e dormir
No começo não entendia o motivo, mas após uma pesquisa descobri que esses barulhos se assemelham aos barulhos que o neném ouvia todo o tempo dentro do útero.

9- Gorfo e fraldas sujas são apenas parte da rotina
Entre um arroto e outro, pode ser que venha um gorfinho. Apesar de ser parte da rotina, é sempre bom lembrar que o que ocasiona o refluxo é a quantidade em excesso de leite que o estômago do bebê é capaz de suportar. Mesmo assim, vai rolar. Assim como as fraldas com muito ou pouco coco, muito ou pouco xixi. Fluidos naturais do ser humano e é isso.

10- Seu leite vai vazar
Na minha primeira semana, eu dava tanto leite que o meu peito triplicava de tamanho e ficava bem duro e, por qualquer razão - seja ela a espera para a próxima mamada ou a minha filha chorar - o leite vazava. Existem hoje vários jeitos de impedir que o leite vaze e suje as roupas, então aconselho mesmo que as mães vão em busca do método que melhor se adaptar.

Um comentário:

  1. Nossa, que legais essas curiosidades.
    Adorei saber.
    Gostei de conhecer seu blog! Bjs ♥
    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir